Tendências do Mercado têxtil para esse ano

O mundo todo está passando por uma fase de profunda adaptação, e com a crise causada pela pandemia, as indústrias se reinventam para seguir produzindo. O mercado têxtil está incluído nesse movimento.

Vamos falar sobre como ele ficará e quais são as tendências do mercado têxtil para esse ano de 2021.


O pós-pandemia do mercado têxtil


A expectativa é que ao longo de 2021 já possamos pensar em tratar dos cenários pós-pandêmicos, ainda assim os investimentos e tecnologias empregados para as soluções para atender às demandas específicas deste período ainda devem dar frutos, como a necessidade da produção de EPIs e demais produtos, como as máscaras.

Os especialistas no setor têxtil estão otimistas com a retomada do varejo e a redução de juros e das dívidas externas, o que deve aumentar as movimentações no mercado que tem sua resiliência comprovada.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), estima-se que as manufaturas têxteis e de vestuário crescerão 8,3% e 23%, respectivamente, ao compararmos com o ano de 2020. Além disso, aproximadamente 25 mil empregos formais podem chegar a ser gerados pelo setor.

Os caminhos mais prováveis e as principais tendências devem apontar para o cuidado ambiental, a integração com a tecnologia e a personalização de produtos.



indústria têxtil danesi borrachas


Sustentabilidade como guia


Segundo a ABIT, 55% dos participantes de uma pesquisa realizada apontaram que no último ano começaram a valorizar mais as marcas e produtos que sejam realmente sustentáveis.

Para as marcas com propósitos sociais a aprovação é de 24% dos entrevistados e 23% dos participantes estão dispostos a pagar mais por estes produtos.

Portanto, é muito importante procurar por soluções, fornecedores e tecnologias que estejam alinhados com esses pontos, assim você irá agregar valor para o seu consumidor e poderá se destacar no mercado.

Neste momento de retomada ter recursos que coloquem a empresa em evidência pode ser o ponto crucial para a manutenção do seu funcionamento.

Sendo assim, uma importante tendência do mercado têxtil para esse ano de 2021 é a procura por modelagens e materiais sustentáveis, reutilização de recursos, tecnologias avançadas de fabricação e produtos duráveis que possam ser utilizados por mais tempo.

Inclusive para saber mais sobre as tiras de borracha que possuem vantagens nesse sentido ao serem comparadas com o elástico tradicional, leia este artigo.



internet das coisas tecnologia danesi borrachas


Tecnologia e Internet das Coisas


Passamos por um ano de 2020 profundamente digitalizado. Nossas relações, diversões e compras, passaram por algum dispositivo eletrônico e pela comunicação digital.

Para a indústria, a evolução tecnológica e as soluções que integrem as facilidades digitais na realidade presencial e tradicional também são busca constante e palavra de ordem. Sensores, vestíveis, conectáveis e produtos e materiais que se integrem com os dispositivos eletrônicos das rotinas dos consumidores terão destaque.

Desde os equipamentos da produção, até o produto, tudo tende a ser mais tecnológico e integrado. As indústrias são 4.0 e a têxtil está incluída.

Além disso, a tecnologia e os robôs mais facilmente controláveis permitem a produção de produtos e materiais mais personalizados, que são outra tendência de consumo importante.

Os consumidores esperam por mais personalização, peças mais exclusivas e inteligentes e a automatização é o melhor caminho para atingir esse objetivo.


Gostou deste artigo? Então, aproveite e leia nossas demais publicações.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo