A tira de borracha e seus cuidados | Parte 1

Atualizado: Set 16

Tanto a tira de borracha quanto o elástico de crochet ou tear, por ter como seu principal composto borracha natural, merecem alguns cuidados específicos quando em contato com certos agentes físicos. São eles:



Calor

Todos os artefatos de borracha natural, como a tira de borracha e os elásticos temem o excesso de temperatura. Deste modo deve-se manter os produtos abrigados de temperaturas altas, acima de 30 graus por períodos prolongados. Por curtos períodos (menores que 1 hora), os produtos suportam temperaturas de até aproximadamente 70 graus. Por períodos muito curtos (da ordem de minutos), os produtos podem suportar temperaturas de até 120 graus.



Frio

Temperaturas muito baixas como abaixo de 0 graus devem ser evitadas, pois os produtos tendem a perder sua elasticidade, tornando-se rígidos e quebradiços.






Umidade

A umidade muito alta pode influir no acabamento superficial dos produtos, causando dificuldades nas operações de costura. Umidade muito baixa, da ordem de 20% de umidade relativa também dificulta as operações de costura, pois dificulta a neutralização de cargas estáticas que aparecem na superfície dos produtos por fricção.



Chama


Todos os produtos de borracha são combustíveis quando exposto a chama, de modo que todos os cuidados devem ser tomados para se evitar o fogo.





Luz solar

Os produtos de borracha natural sofrem um processo de envelhecimento quando expostos permanentemente a luz, uma vez que a radiação ultravioleta existente na luz solar desencadeia um processo de liberação de ozona, que é um agente oxidante muito violento. Pode-se notar que produtos de borracha natural, quando expostos permanentemente a luz são degradados, aparecendo uma série de trincas e perda de elasticidade. Deve-se guardar os produtos protegidos da luz (manter as caixas fechadas), evitando expor os produtos desnecessariamente.


Acompanhe no próximo post as informações sobre a ação dos agentes químicos na borracha!


Gostou?

Comente e compartilhe!





0 visualização

Rua Amleto Danesi, 76/C - Jardim Alvorada - Jandira - SP - CEP 06612 030
Tel : 55 11 4789 4299 | danesiborrachas@danesiborrachas.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Transporte próprio para entregas  na Grande São Paulo.

Cobertura de todo o território nacional via transportadora.