Diferença entre máscara com respirador e sem respirador

Qual a diferença entre máscara com respirador e sem respirador? Esta é uma dúvida que frequentemente surge na atualidade, em tempos de pandemia, no quais se tornou comum o uso diário de máscaras.

Existem inúmeros fabricantes de máscaras faciais em todo o mundo, mas apenas marcas e modelos aprovados são recomendados para uso. Neste artigo, trouxemos as principais distinções entre os dois tipos de máscara, com e sem respirador. Confira!



máscara N95 PFF2 danesi borrachas

O que é uma máscara sem respirador?


Também conhecida como máscara facial, consiste numa máscara que cobre o nariz e a área da boca. Possui dois elásticos que se estendem ao redor das orelhas para segurar a máscara no lugar. As mais utilizadas são: máscaras PFF2, N95, máscaras cirúrgicas ou de tecido.

As máscaras sem respirador são projetadas para serem usadas bloqueando as partículas ou gotículas do usuário, evitando que se espalhem para o meio ambiente. Esses itens têm sido de suma importância para conter o avanço da pandemia em todo lugar.



máscara respirador N95 PFF2 danesi borrachas


O que é uma máscara com respirador?


Um respirador é uma máscara justa que cria uma vedação facial. Cada respirador, quando usado corretamente, criará uma vedação facial que fornecerá proteção bidirecional, filtrando o ar que entra e sai do usuário em um nível de eficiência designado pelo respirador ou filtro. Os respiradores vêm em três categorias distintas:

  • Descartável;

  • Meia face;

  • Face inteira.


A seguir, detalhamos as principais características de cada modelo.


Respiradores descartáveis


Os respiradores descartáveis possuem diferentes formatos, ou seja, podem ser meio dobrados, perfilados tipo concha ou em outras formas.

É importante que a forma não afete a eficiência da proteção respiratória: ela somente trará conforto ao usuário, com base na geometria da face e na frequência respiratória.

O respirador descartável pode ou não ter uma válvula expiratória. A válvula de expiração ajuda a expulsar o ar quente de dentro da máscara.

Este item não afeta o fator de proteção e contribui para o conforto do usuário, principalmente quando estes respiradores são utilizados para atividades que exigem muito esforço físico.

Os respiradores descartáveis fornecem um alto grau de eficiência, quando usados corretamente.


Respiradores de meia face e face inteira


Esses são respiradores não descartáveis que possuem dois conjuntos de tiras, um bocal e dois cartuchos e filtros, tendo aprovação da Anvisa. Os respiradores de meia face cobrem o nariz e a área da boca, enquanto os respiradores de face completa cobrem todo o rosto.

Ambos os respiradores criam uma vedação facial e filtrarão o ar que entra e sai das vias respiratórias do usuário. Uma diferença entre respiradores descartáveis e de meia ou face inteira é que, no segundo caso, o usuário pode trocar os filtros e cartuchos para atender a vários requisitos de segurança, sem ter que trocar a máscara inteira.

De maneira geral, esses respiradores são usados em circunstâncias muito específicas, geralmente por profissionais que ficam expostos a componentes químicos. O tipo de respirador de que você precisa será determinado diretamente pela circunstância operacional em que você se encontra.


Gostou desse artigo? Conheça agora os produtos da Danesi Borrachas.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo